Para compreender o comportamento dos maciços naturais, são necessárias informações por meio de sondagens (amostragens e ensaios) que possibilitem a identificação dos diferentes tipos de solos/rochas e suas características mineralógicas, estruturais, de resistência mecânica e de permeabilidade.
A amostragem realizada deve representar o maciço natural investigado, permitindo a obtenção das informações geológicas e geotécnicas essenciais para a elaboração de um projeto.
Se você se interessa por esse assunto, continue lendo esse material, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é Sondagem
- Tipos de Sondagens
- Como escolher o tipo de sondagem para seu projeto
Vamos lá?
O que é sondagem
A sondagem consiste na realização de furos no solo ou rocha, e a amostra/testemunho, produto gerado da sondagem, fornece informações sobre a região estudada. É uma etapa importantíssima para diversos projetos, sejam eles no ramo de construção civil, hidrologia, mineração ou geotecnia, por exemplo.
As sondagens são necessárias em:
- Projetos para captação de água por meio de poços artesianos;
- Construções que necessitam conhecer melhor o solo de uma região;
- Estudos relacionados a petróleo e gás natural;
- Pesquisa de depósitos minerais (greenfield ou brownfield);
- Dentre outros.
Tipos de sondagem
Existem vários tipos de sondagens e cada uma delas possui uma função específica.
Os principais tipos de sondagens são :
- Sondagem a trado;
- Sondagem à percussão SPT;
- Sondagem rotativa;
- Sondagem mista;
- Sondagem geofísica;
Sondagem a Trado
É um método de investigação que utiliza o trado como ferramenta de perfuração. O trado é um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes, que podem ser compostas por duas peças, de forma convexa (trado concha) ou única, de forma helicoidal.
Esse tipo de sondagem é bastante utilizada em obras de saneamento e de estradas.
Sondagem à percussão SPT
Também chamada de sondagem SPT (Standard Penetration Test), é um método de investigação de solo cujo avanço da perfuração é feito por meio de trado ou de lavagem, sendo utilizada a cravação de um amostrador para a medida de índices de resistência à penetração, obtenção de amostras, determinação do nível d’água e execução de vários ensaios in situ.
O número de golpes necessário para perfurar a rocha permite determinar a resistência do solo. Esse tipo de sondagem é bastante utilizada em obras de engenharia.
Sondagem Rotativa
Consiste no uso de um conjunto motomecanizado destinado à perfuração de maciços rochosos e obtenção de amostras de materiais rochosos com formato cilíndrico, chamadas de testemunho. Pode também amostrar solos e outros materiais.
Por meio da sondagem rotativa é possível atingir grandes profundidades em subsolo.
É um dos métodos mais utilizados para a qualificação de maciços rochosos.
Sondagem Mista
Sondagem mista, como o próprio nome já diz, é uma utilização conjunta da sondagem rotativa e sondagem SPT. É um método que utiliza a sondagem a percussão para o trecho em solo e a sondagem rotativa para o trecho em rocha.
Sondagem geofísica
Diferentemente das opções citadas anteriormente, a sondagem geofísica não retira amostras de solo ou rocha da área de estudo. Suas medições são indiretas através de levantamentos e métodos sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, potenciais (magnético e gravimétrico), radiométricos, geotérmicos etc.
Esse método pode ser utilizado para mineração, geotecnia e projetos de poços artesianos, por exemplo.
Como escolher o melhor método de sondagem
O tipo de sondagem a ser aplicado em seu projeto pode ser definido de acordo com diversos fatores, tais como:
- Tipo de solo/rocha da região;
- Infraestrutura do local, vias de acesso e acessibilidade;
- Tipo de minério a ser estudado;
- Empresas atuantes na região de interesse;
- Bibliografia disponível da área a ser desenvolvido o projeto;
Importante reforçar que as sondagens/amostras de solo devem ser armazenadas em locais seguros e livres de contaminação. Caso essa ação não seja executada da forma correta, todo o trabalho realizado anteriormente pode ser afetado.
As sondagens fornecem os dados básicos que irão alimentar concepções de obras, definição de fundações e de escavações subterrâneas e a céu aberto, ângulo de corte de taludes, custos das obras em diferentes etapas de projeto, cálculo de estabilidade, dimensionamentos de recuperação e remediação de terrenos contaminados etc.
Portanto, são imprescindíveis para um projeto confiável e que preza pela qualidade dos dados gerados.
Conte com a Core Case, temos a solução ideal para te auxiliar no armazenamento de sondagens e amostras de solo do seu projeto.
REFERÊNCIAS
Manual de Sondagem – ABGE 2013
Tipos de sondagem de solo: qual a melhor metodologia para sua obra? Acesso em: https://blog.apl.eng.br/tipos-de-sondagem-de-solo-qual-a-melhor-metodologia-para-sua-obra/
Sondagem na Mineração. Acesso em: https://www.geoscan.com.br/blog/sondagem-na-mineracao/
Sondagem na Mineração: Métodos e Equipamentos. Acesso em: https://sagaconsultoria.com/sondagem-na-mineracao-metodos-e-equipamentos/