Projeto We Nature é um dos vencedores do 23º Prêmio Fritz Müller - CORE CASE

Projeto We Nature é um dos vencedores do 23º Prêmio Fritz Müller

Anualmente, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) reconhece, por meio do Prêmio Fritz Müller, empresas que se destacam por práticas ambientais. O prêmio é a principal homenagem do estado neste sentido, sendo voltado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental vigente. O Projeto We Nature é um dos vencedores do 23º Prêmio Fritz Müller.

No dia 29 de junho de 2022, foram divulgados os nomes dos vencedores da 23a edição do prêmio, que contou com a inscrição de 88 projetos ou ações.

O Projeto We Nature, viabilizado pela empresa brasileira-canadense Core Case, venceu a categoria “Projetos Socioambientais”.

 

Sobre a Core Case

Resumidamente, a Core Case produz artigos reciclados para o setor de mineração há mais de 10 anos e, há quase três, lançou uma linha de roupas e acessórios voltados à sustentabilidade. A marca também desenvolveu produtos ecológicos feitos a partir dos resíduos recolhidos nos mutirões de limpeza das praias, pelo Projeto We Nature.

We Nature

Então, fruto de uma parceria com a ONG Eco Local Brasil, em 2021, os mutirões realizados pelo projeto foram responsáveis pelo recolhimento de 43 toneladas de resíduos de praias do Litoral Sul do Brasil. Além dos mutirões, que engajam voluntários e instituições vinculadas à causa ambiental, o We Nature também classifica todo o material encontrado, dando a ele a destinação mais adequada.

Dessa forma, tudo é planejado. Nos momentos que antecedem cada ação, os participantes são orientados sobre como acontecerá a atividade. Primeiramente, são distribuídas luvas, sacos de lixo e instruções para a coleta. Sendo assim, é reforçado o impacto destes resíduos no Meio Ambiente. Com isso, o objetivo é fazer um trabalho de conscientização. Ao fim de cada ação, é realizada a pesagem e a classificação dos resíduos encontrados.

Certamente, uma informação muito relevante sobre este projeto é que 100% do que é recolhido nas ações ambientais é aproveitado. Ou seja, grande parte dos resíduos são enviados à reciclagem. Os itens que normalmente seriam descartados em aterros, por serem considerados não-recicláveis, transformam-se em matéria-prima para fabricação de mesas, bancos, vasos de plantas ecológicos. Esse é um processo inovador, que faz muita diferença no aproveitamento dos resíduos e que resultou neste importante reconhecimento estadual, tornando o Projeto We Nature um dos vencedores do 23º Prêmio Fritz Müller.

O Prêmio Fritz Müller, também destacou iniciativas ambientais da Epagri, Portobello, Cooperativa Aurora, Whirlpool, BMW do Brasil, GDC Alimentos S.A (Gomes da Costa), Schulz Compressores, RPPN Catarinense e Escola da Fazenda.

Conheça mais sobre o projeto >>

Rolar para cima