Práticas Sustentáveis no Setor Mineral - CORE CASE
Práticas sustentáveis na mineração

Práticas Sustentáveis no Setor Mineral

A indústria da mineração tem importância nas sociedades contemporâneas, suprindo a contínua demanda por minerais em diversos ramos do mercado e promovendo o desenvolvimento econômico. 

Entretanto, esse aumento contínuo por demanda de recursos naturais, aliados ao aumento populacional e do consumismo da nossa sociedade atual, caminham na contramão do conceito de sustentabilidade. 

Por isso, o tema de práticas sustentáveis no setor mineral ganha cada vez mais destaque, com a importância de desenvolver soluções que possam ser adotadas pela indústria, gerando menos impacto ambiental e social e garantindo a disponibilidade de recursos para as gerações futuras. 

Leia este texto até o final para saber mais sobre este tema!

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

No outono de 2015, os chefes de estado do mundo adotaram a Agenda 2030 da ONU com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Os objetivos gerais da Agenda são:

  • Erradicar a pobreza e a fome
  • Garantir os direitos humanos para todos, alcançar a igualdade social e de gênero
  • Garantir a proteção do planeta e seus recursos naturais

Os objetivos de desenvolvimento sustentável equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. 

A Agenda 2030 é um passo positivo na cooperação global e pode contribuir para uma maior percepção de que é necessário equilibrar diferentes objetivos sociais – a sustentabilidade econômica é um pré-requisito para a sustentabilidade social e ambiental e vice-versa.

Um dos setores de maior destaque no quesito necessidade de adoção de práticas sustentáveis é o setor mineral.

Mineração e sustentabilidade

A pegada das operações de mineração é muitas vezes visível do espaço sideral, com grandes áreas de escavação destacando-se em um mar de floresta verde. Vista das Minas de Carajás do Brasil do espaço. (Foto: NASA) (https://www.iisd.org/sites/default/files/styles/wysiwyg_desktop/public/2021-10/carajas-brazil-mine.jpg?itok=Dg521UlB)

Ter uma visão sustentável sobre o setor mineral significa levar em consideração as pessoas, o meio ambiente e a economia. 

Os aspectos humanos incluem elementos de saúde, sociais e culturais. As considerações ambientais devem ser dadas às emissões, gestão de resíduos, remediação pós-extração, conservação da natureza, uso de energia e clima. Os aspectos econômicos incluem desenvolvimento social, prosperidade, competitividade, gestão de recursos e economia circular. 

As indústrias de mineração afetam todas as três dimensões da sustentabilidade, porém, o uso de recursos minerais é indispensável para a nossa sociedade, inclusive para fornecer matéria prima para uma transformação tecnológica e energética mais ecológica. 

A regulação das atividades de mineração depende principalmente de estruturas e políticas nacionais, mas a implementação de boas práticas continua sendo problemática. 

Para realmente mudar para a “mineração sustentável”, governos e empresas devem reconhecer os impactos ambientais e sociais da mineração e promulgar leis e regulamentos que exigem consulta à comunidade durante toda a vida de uma mina.

Como a mineração pode se tornar mais sustentável ambientalmente?

  • Descarte e tratamento adequado de resíduos e rejeitos
  • Reduzir o uso de água e de produção de resíduos
  • Fontes alternativas de energia, como energia solar ou eólica
  • Equipamentos movidos a bateria
  • Uso de equipamentos de origem reciclável 
  • Melhorias no processo de extração
  • Medidas adequadas de fechamento de mina
  • Restauração ambiental
  • Reciclagem

Com relação à energia, uma mineradora pode buscar fontes alternativas de energia, como energia solar ou eólica, bem como utilizar equipamentos e veículos a eletricidade, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

São necessários planos de gestão de resíduos para evitar a poluição do solo, do ar e da água. Esses planos também estão em vigor para armazenar adequadamente os grandes volumes de resíduos produzidos nas minas.

O uso de técnicas de produção mais limpas, tecnologias de controle ambiental, utilização de resíduos como matéria-prima e reengenharia de processos são outras formas de reduzir a produção de resíduos das minas.

O descarte correto de resíduos é vital para reduzir o impacto ambiental das minas. As empresas podem investir em equipamentos que ajudem a transformar resíduos em materiais reutilizáveis.

Importância de visão sustentável para a mineração

Além da importância em reduzir os impactos ambientais e sociais da mineração, a indústria em si também pode se beneficiar com a adoção de uma visão sustentável para o setor.

As empresas de mineração podem encontrar o benefício inesperado de ganhos financeiros com a melhoria da sustentabilidade. 

Embora as políticas verdes possam parecer caras, elas realmente ajudam a dar à empresa uma vantagem competitiva. Além disso, a capacidade de reciclar e reduzir o desperdício tem links claros para um resultado final aprimorado.

Em última análise, para que as empresas de mineração se desenvolvam no contexto político, social, econômico e ambiental atual, as práticas sustentáveis ​​devem estar no centro das operações. 

Muitas empresas estão começando a entender que, para manter a viabilidade econômica, devem adotar uma abordagem ambiental e socialmente responsável em todos os níveis da operação.

Nosso Core é a preservação

A CORE CASE é uma companhia brasileira-canadense com 11 anos de existência que se consolidou no mercado de mineração e está presente nas mais importantes empresas do segmento.

Os cases e acessórios Core Case são produzidos em plástico 100% reciclado e reciclável (Polipropileno – PP), têm formato ergonômico, são resistentes, leves e fáceis de transportar, além de serem mais duráveis que as caixas de madeira e de outros materiais.


Se quiser saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco!

Referências

https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—ed_emp/—emp_ent/—multi/documents/publication/wcms_592317.pdf

https://www.sei.org/projects-and-tools/projects/the-mining-industry-in-a-sustainable-future/

https://www.sa-green-info.co.za/portal/article/1633/how-can-mining-become-more-environmentally-sustainable

https://www.iisd.org/articles/how-advance-sustainable-mining

https://www.mining-technology.com/sponsored/the-importance-of-sustainability-in-mining-operations/

Rolar para cima