Tecnologias na mineração - CORE CASE

Tecnologias na mineração

Assim como diversos outros setores industriais, a mineração constantemente passa por avanços tecnológicos, promovendo o desenvolvimento do setor. Os maiores desafios atuais da mineração são encontrar novos depósitos economicamente viáveis, juntamente com o desenvolvimento de medidas para deixar os processos de um projeto mineral mais sustentáveis. Em um mundo onde há a crescente demanda por recursos minerais, mas também a necessidade de um olhar mais sustentável para a indústria, as novas tecnologias são essenciais em todas as fases de um projeto mineral. Elas podem promover desde a melhor caracterização e seleção de áreas para coleta de amostras, desenvolvimento de modelos geológicos, melhor armazenamento e gestão de dados, planejamento de mina, lavra e transporte, monitoramento e até o fechamento e recuperação ambiental de uma mina. Esses aspectos envolvem diminuição de tempo e de gastos em um projeto, bem como diminuindo os impactos ambientais. Existem inúmeras tecnologias que podem ser utilizadas em um projeto mineral. As últimas tendências de tecnologia em mineração indicam uma mudança convincente da indústria para fornecer uma mina verdadeiramente moderna, segura e produtiva que atenda à crescente demanda por materiais extraídos e, ao mesmo tempo, supere as expectativas dos clientes e as iniciativas globais de sustentabilidade .

Em um mundo onde há a crescente demanda por recursos minerais, mas também a necessidade de um olhar mais sustentável para a indústria, as novas tecnologias são essenciais em todas as fases de um projeto mineral.

Inovações tecnológicas na indústria de mineração.

Visualização de dados espaciais.

Visualização de dados espaciais
Os dados espaciais estão se tornando mais detalhados e claros do que nunca na mineração. A modelagem tridimensional (3D) cria uma impressão visível e realista com percepção de profundidade que permite que o cérebro humano entenda e se relaciona com questões inter-relacionadas complexas. A modelagem 3D auxilia as empresas a reimaginar a mina com mais eficiência. A Realidade Virtual (RV) é um ambiente de software criado artificialmente que usa dados da vida real. O ambiente virtual mergulha as pessoas em um ambiente 3D criado pelo usuário. A RV apresenta uma impressão aprimorada para ajudar os mineradores a experimentar como é trabalhar em uma mina ou planejar uma nova mina sem estar em campo. A Realidade Aumentada (RA) sobrepõe uma visualização digital em um ambiente do mundo real. A RA consegue isso aprimorando o campo visual do usuário com entradas geradas por computador, como som, vídeo, aplicativos e gráficos. Os mineradores usam a realidade aumentada para treinar usando simuladores virtuais, o que também ajuda a indústria a reduzir os custos de manutenção de equipamentos. Ao usar novas tecnologias como dados espaciais de forma eficaz, a indústria de mineração obtém insights sobre os sistemas de mineração a um custo e impacto reduzidos no meio ambiente.

Sistemas de informação geográfica​

Sistemas de informação geográfica

Sistemas de informação geográfica Os sistemas de informação geográfica (GIS) são uma ferramenta integral que permite uma visão mais profunda de como as relações geográficas influenciam o mundo ao nosso redor. Os dados geoespaciais representam a localização, o tamanho e a forma de um objeto. Ao visualizar esse tipo de dados, os mineradores obtêm mais informações sobre o sistema representado ou o ambiente da mina.

O GIS é usado para obter informações sobre:

  • Exploração mineral
  • Dados geoquímicos e hidrológicos
  • Geração de relatório
  • Gerenciamento de instalações e rejeitos
  • Sustentabilidade e conformidade regulatória

Ao minerar hoje, softwares de dados geoespaciais nos permite treinar gerentes e funcionários de minas de novas maneiras e melhorar a compreensão a longo prazo da mineração com interpretações virtuais de ambientes da vida real.

A inteligência artificial

A inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) agora lidera a tomada de decisões em empresas orientadas por insights. Eles usam dados inteligentes e aprendizado de máquina para melhorar a eficiência operacional, a segurança da mina e o fluxo de trabalho de produção. A implementação da tecnologia de inteligência artificial gera dados do dia-a-dia em metade do tempo do que foi usado anteriormente em campo.

O setor de mineração evolui rapidamente, portanto, o aprendizado de máquina e a IA afetam a maneira como as minas hoje fazem escolhas para o futuro. Algumas maneiras pelas quais a inteligência artificial afeta a mina em funcionamento:

  • Processamento e exploração mineral: vAs empresas podem encontrar minerais com mais facilidade usando tecnologia de IA de alto desempenho.
  • Veículos autônomos e perfuradores: Por mais de oito anos, empresas em todo o mundo usaram veículos autônomos em suas operações pit-to-pit. Caminhões autônomos podem navegar facilmente por túneis estreitos com IA. Agora, os sistemas de perfuração também são simplificados com um único operador que controla várias perfuratrizes ao mesmo tempo.

À medida que a indústria de mineração tenta reduzir custos e diminuir seu impacto ambiental, o uso de equipamentos de mineração como a IA ajuda a garantir segurança e confiabilidade tanto para os mineradores quanto para a terra que as minas usam.

CORE TECH: sistema inteligente e integrado para a indústria de mineração.

O gerenciamento de dados durante as etapas de mineração é essencial para um melhor desenvolvimento do projeto.

Além do correto armazenamento de testemunhos de sondagem, a Core Case Tech está desenvolvendo um sistema completo e inovador para o gerenciamento de testemunhos de sondagem.

O sistema integrado atuará como um todo, iniciando no campo com a coleta digital de dados por meio de tablet ou smartphone. Ainda no campo será feita a aplicação dos dados dos testemunhos de sondagem nos cases.

Já no galpão de armazenamento, ocorrerá a leitura dos dados por meio de QR CODE e RFID, através do sistema da Core Case Tech. Ele poderá ser acessado em vários dispositivos e em qualquer local.

Essa leitura será feita por meio do software de gestão Core Case Tech, que obtém a máxima e mais precisa informação dos testemunhos coletados, podendo conter fotos e outras informações sem a necessidade de acessar os testemunhos fisicamente. Tudo de forma simples e digital!

Veja como funcionará:

Com essa tecnologia o objetivo é ganhar tempo, reduzir e, se possível, eliminar totalmente a possibilidade de erros decorrentes do processo de aquisição e anotação dos dados que ocorrem desde a extração do testemunho de sondagem, passando pela descrição, amostragem e armazenamento final. O sistema de gerenciamento atuará como um facilitador para os profissionais que atuam no campo, galpão de testemunhos e escritório, utilizando de recursos digitais para a análise dos dados geológicos e de sondagem. Ganhando tempo, assertividade e, reduzindo assim, o máximo possível das distorções e erros inerentes ao processo convencional.

Prêmio TOP Mining Tech - Company in APAC 2022.

A Core Case foi destaque no prêmio TOP Mining Tech – Company in APAC 2022, e esse é mais um reconhecimento por um trabalho dedicado a melhoria de processos, sustentabilidade e aplicação de tecnologias de ponta no setor mineral.

O prêmio pertence a importante mídia internacional Metals & Mining Review que atua no setor de tecnologia e mineração identificando as empresas mais relevantes para os profissionais e para o ramo. Publicada na Flórida, presente na Europa e também em países emergentes. 

Rolar para cima