Fabricante de produtos da Core Case ganha certificação Lixo Zero - CORE CASE

Fabricante de produtos da Core Case ganha certificação Lixo Zero

A fábrica, responsável por confeccionar os cases de mineração da empresa brasileira-canadense Core Case, em Araquari (SC), acaba de receber a Certificação Lixo Zero. O reconhecimento é conferido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, que tem a validação Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).

A conquista se deu pela comprovação da adoção de estratégias sustentáveis no dia a dia dos funcionários, assim como no sistema de trabalho. Com base em análise gravimétrica, foi constatado que a fábrica desvia 91,62% dos resíduos que normalmente seriam enviados ao aterro.

O processo de Certificação incluiu uma análise documental detalhada, avaliação in loco e entrevistas com vários funcionários da equipe. As ações foram necessárias para comprovar o procedimento descrito no Relatório Lixo Zero, construído em parceria com a empresa Euro Ambiental, há alguns meses.

“Nós temos um compromisso com o meio ambiente e sabemos que, para isso, também é necessário olhar para a cadeia produtiva que está vinculada ao nosso produto final. É uma satisfação imensa, para nós da Core Case, poder contar com um parceiro alinhado ao nosso propósito de reaproveitamento e redução de resíduos”, conta Daniel Bortowski, CEO da marca.

Com base em análise gravimétrica, foi constatado que a fábrica desvia 91,62% dos resíduos que normalmente seriam enviados ao aterro.

Práticas sustentáveis adotadas

Centrais de descarte de resíduos em fábrica que produz Cases

Algumas das medidas simples, implementadas na fábrica, foram a criação de centrais únicas para o descarte de resíduos e a inclusão, em cada setor da unidade, de coletores adequados aos tipos de resíduos gerados. Também foram desenvolvidos cartazes informativos, com orientações sobre a forma de separar os resíduos, sobretudo na área de moinho.

Outro ponto importante foi a redução dos insumos utilizados na execução das atividades, utilização de sacos plásticos recicláveis para embalagem, redução de sacos plásticos nas lixeiras internas e reutilização dos mesmos, quando não contaminados. Além disso, foi adotado o reaproveitamento do verso do papel como rascunho.

As embalagens 100% recicláveis e compostáveis que são recebidas por meio de alguns fornecedores, como caixas de papelão, por exemplo, passaram a ser utilizadas para acondicionar o produto acabado. Por serem fabricadas em plástico PP e ABS, posteriormente, elas também são destinadas à reciclagem.

Reuso de Materiais

Também foi observado que a fábrica prioriza a compra de produtos usados, recondicionados e remanufaturados. O plástico PP cinza recebido por meio da cliente Core Case, por exemplo, é proveniente do processo de reciclagem, sendo reaproveitado como matéria-prima na fabricação das peças da marca.

A conquista do Certificado Lixo Zero também se deve ao fato da fábrica desenvolver programas que enfatizam o reuso de seus materiais, chamada de etapa try out. Neste modelo, após o teste inicial de produção de uma determinada peça, ela retorna ao processo de moinho para que o plástico seja reutilizado como matéria-prima nas demais etapas do processo. Além disso, a fábrica mantém um acordo com uma empresa parceira, na qual esta disponibiliza caçamba, sem custo, para a retirada do material reciclável.

 

Programas Upcycling como alternativa

Programas de upcycling também fazem parte das práticas adotadas para os resíduos não recicláveis. Neste caso, todo este material é enviado à uma empresa especializada no processo de transformação deste tipo de resíduo. Após o processo, a matéria-prima passa a compor uma peça utilizada no processo de sondagem de solo, produto que retorna ao mercado de mineração pela Core Case.

Resíduos orgânicos viram adubo

Composteira utilizada na fábrica que produz Cases da Core Case

Os resíduos orgânicos, gerados no refeitório da fábrica, também são pesados e encaminhados à compostagem. O composto vira adubo para o solo, sendo aproveitado para o cultivo de novos alimentos na horta da empresa.

Autor: Textos Multimídia Comunicação

Rolar para cima