ESG é um dos principais desafios para o setor mineral em 2023 - CORE CASE

ESG é um dos principais desafios para o setor mineral em 2023

ESG, assim como em 2022, continua sendo um dos maiores desafios para o setor de mineração e metais.

À medida que a questão se torna uma prioridade para todas as partes interessadas, o setor está se adequando à fatores ESG com estratégias corporativas, tomada de decisões e relatórios. 

A longo prazo, a diferenciação virá para aqueles que investirem em todos os aspectos: social, ambiental e governança. O setor mineral precisa ir além e ter uma visão holística para ganhar a confiança do investidor e da comunidade em que atua. 

Confira as principais oportunidades e desafios em ESG para o setor mineral de acordo com o estudo realizado pela Ernst & Young (EY).

Gestão da água

76% dos entrevistados na pesquisa realizada pela EY citaram a gestão da água como principal desafio em ESG, esse resultado tem intensa relação com as mudanças climáticas e as preocupações com a escassez da água que aumentam ano a ano. 

A relação próxima entre organizações e governo precisa ser uma prioridade para as mineradoras. Juntos, os atores podem desenvolver planos e iniciativas que visem o cuidado e uso consciente do recurso dentro das organizações.

Economia circular

Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Este conceito ultrapassa o âmbito e o foco das ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visando um escopo amplo que engloba desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio, até a otimização da utilização de recursos.

Tradicionalmente, as operações de mineração seguem um processo linear de pesquisar, minerar, processar e descartar. Um exemplo da economia circular neste setor pode ser a criação de subprodutos a partir do rejeito da mineração, que podem ser usados tanto no setor mineral quanto em outras indústrias.

Biodiversidade

Empresas de mineração estão sob crescente pressão para avaliar os riscos à biodiversidade em seus negócios. De acordo com a pesquisa da EY, mineradores precisarão demonstrar que as minas estão considerando o impacto a longo prazo sobre biodiversidade.

Além de evitar consequências negativas, os mineradores também devem articular seu impacto líquido positivo. Uma ação neste caso pode ser a preservação de florestas no entorno do empreendimento, criação de parques, zoológicos e projetos sociais que visem a preservação da biodiversidade local.

Credibilidade e clareza nos dados divulgados

Organizações ao redor do mundo reportam informações ESG por meio de diferentes iniciativas e programas. Um dos mais conhecidos e utilizados no Brasil é o GRI (Global Reporting Initiative), que possibilita às empresas, de qualquer tamanho, setor ou país, a divulgação de seus impactos econômicos, ambientais e sociais, explicando como estes são gerenciados internamente. 

O objetivo destes relatórios é garantir qualidade e comparabilidade de informações que podem apoiar a tomada de decisão das partes interessadas, especialmente investidores, no direcionamento e alocação de capital. 

Em todo o mundo, a regulamentação das emissões de carbono, sustentabilidade e governança social está aumentando, e no setor mineral isso não é diferente. 

Apesar da regulamentação sobre gestão de riscos e relatos de sustentabilidade estar no início em diversos países, ainda não há um padrão normativo mundial para informações mandatórias sobre tópicos ESG, o que dificulta a comparação de companhias em um portfólio global de investimentos.  

Buscando solucionar essa questão, a IFRS Foundation Trustees formou o ISSB (International Sustainability Standards Board), que pretende desenvolver padrões mínimos de informação e relatos de sustentabilidade a serem utilizados para tomada de decisão no mercado de capitais.

Cumprindo com os novos padrões e expectativas, o setor mineral terá a obrigação de melhorar a disponibilidade, rigor, confiança e clareza dos dados apresentados a todos.

Fechamento de Mina

Esse é um dos grandes desafios do setor, o gerenciamento de ativos existentes.

Uma abordagem proativa para fechamento de mina começa quando o planejamento é realizado desde o início do empreendimento. 

Projetar uma mina com o fechamento em mente permite o engajamento contínuo dos proprietários, colaboradores e comunidades, criando oportunidades para o fechamento progressivo das atividades.

O fechamento de mina impacta uma ampla gama de partes interessadas e as expectativas estão aumentando sobre como os mineradores mitigam esses impactos, incluindo os efeitos socioeconômicos nas comunidades.

Melhorar a diversidade, equidade e inclusão

Os principais problemas incluem:

  • Aumento da participação feminina: as empresas ainda lutam para atrair, reter e promover mulheres, privando-as de ser destaque, bem como dos benefícios comprovados de uma força de trabalho mais diversificada em termos de gênero;
  • Segurança e suporte para a comunidade local: as empresas precisam mudar a forma como locais de mineração são construídos e operados, a fim de melhorar a segurança e apoio a todos os trabalhadores. Por exemplo, a construção de creches e escolas locais poderiam atrair diferentes pessoas para a mineração e proporcionar uma contribuição positiva para a comunidade.
  • Construir uma marca com propósito: a mineração deve fazer mais para construir uma marca alinhada com o propósito e valores da próxima geração de talentos. 

Saúde e segurança

Durante a pandemia de COVID-19, muitas empresas impulsionaram apoio à saúde dos trabalhadores, mas o setor ainda precisa fazer mais para melhorar a saúde psicológica e a segurança. 

Funcionários fly-in fly-out, por exemplo, enfrentam desafios para conseguir suporte, um problema que aumentou com a reclusão e isolamento relacionados à pandemia. Intimidação e assédio também são outros pontos que estão ligados a problemas contínuos em torno da falta de diversidade, inclusão e respeito.

O padrão recente publicado ISO 45003:2021, estrutura globalmente reconhecida de como gerenciar e proteger o bem-estar mental no trabalho, pode ser uma oportunidade para reformar a cultura de segurança na mineração.

Outro fator a ser considerado é a reintegração na força de trabalho. Dados mostram que 90% das pessoas que sofrem uma lesão física voltam ao trabalho em 90 dias, mas apenas 50% das pessoas que tiraram licença por causa de problemas de saúde mental voltou depois de seis meses. 

Empresas de mineração e metais precisam desenvolver uma abordagem para reintegrar esses trabalhadores, especialmente quando o trabalho é um fator causal por trás de sua doença. Isso pode incluir, por exemplo, revisar cargas de trabalho, criando uma rede de apoio e garantindo um local de trabalho mentalmente seguro. Como lesões físicas no trabalho também pode desencadear desafios de saúde mental, oferecer apoio à saúde física e mental pode ajudar os funcionários no retorno ao trabalho e à plena saúde.

Core Case – uma empresa alinhada aos pilares ESG

Desde o momento da sua concepção, a Core Case carrega consigo os pilares ESG. A empresa nasceu com o objetivo de produzir cases para armazenamento de testemunhos de sondagem em plástico 100% reciclado. Essa meta foi atingida e ao longo dos 12 anos de história a Core Case se tornou referência no Brasil.

Além dos cases sustentáveis para testemunhos de sondagem, a Core Case desenvolve ações que favorecem o desenvolvimento de projetos ligados à governança corporativa, sustentabilidade ambiental e social. 

Conheça as nossas iniciativas: ESG – Core Case.

Ademais, ressaltamos que o protagonismo da Mineração Brasileira na implementação das práticas ESG pode contribuir de forma significativa para um aumento da visibilidade e aceitação do setor que, apesar de tão relevante, ainda é bastante criticado pela sociedade.

Rolar para cima