Sondagem aplicada à estudos e investigações ambientais - CORE CASE

Sondagem aplicada à estudos e investigações ambientais

As sondagens investigativas consistem na realização de furos no solo ou rocha, com o objetivo de captar informações sobre a região estudada. Desse modo, sua aplicação se mostra altamente vantajosa para estudos ambientais.

As sondagens podem ser utilizadas como estratégias de estudo durante todas as fases de uma investigação ambiental, variando o tipo de sondagem a ser executada conforme o objetivo final do projeto.

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Leia até o final!

 

Quais são as fases que compõem a investigação ambiental?

As sondagens podem contribuir de diferentes formas em estudos ambientais, dependendo da fase de investigação na qual são utilizadas.

Geralmente, sua utilização ocorre com maior frequência na fase de investigação ambiental confirmatória, devido ao objetivo desta etapa. Confira a seguir:

Avaliação preliminar

Na fase preliminar, a investigação ambiental se baseia na definição  de possíveis interferências humanas que possam desencadear danos ambientais.

Os estudos nessa fase são desenvolvidos com visitas in loco, levantamento de documentos e  histórico de atividades desenvolvidas na área e, caso haja suspeita de dano ambiental, desenvolve-se uma segunda etapa de avaliação.

Investigação ambiental confirmatória

Nesta etapa busca-se confirmar as suspeitas ocorridas na etapa anterior, fazendo uso de métodos de análise como amostragens de solo por meio de sondagens em pontos estratégicos da área de estudo.

Os métodos de sondagens mais empregados em estudos ambientais são:

  • Para sondagens em solos, recomenda-se o método à percussão (SPT), capaz de fornecer informações acerca da compacidade e consistência das camadas de solo;
  • Para rochas, o método mais empregado é o de sondagem rotativa com obtenção de testemunhos, atingindo grandes profundidades e possibilitando análises quanto ao grau de alteração, xistosidade e índice de qualidade, por exemplo.

Investigação detalhada

Nos casos em que se confirma o dano ambiental na área de estudo, uma investigação detalhada é desenvolvida visando a delimitação do potencial do dano ocorrido e sua zona de influência, além de possíveis medidas de intervenção objetivando a reabilitação da área.

Como analisar qual tipo de sondagem deve ser aplicada ao estudo ambiental?

Os estudos investigativos por meio de sondagens possibilitam conhecer as características da área em relação ao nível do lençol freático, a composição geológica local em detalhe, além de outras informações específicas relevantes de acordo com o tipo de estudo.

Por isso, a escolha do tipo de sondagem a ser empregada em um estudo ambiental deve pautar-se, principalmente, nos objetivos de interesse da avaliação.

Sondagens com foco em estudos ambientais

A perfuração de solos com vista à coleta ambiental segue a norma ABNT NBR 15492 e pode ser realizada de forma manual, com o método à percussão, ou utilizando trado, e ainda, pode ocorrer de forma mecanizada, utilizando trado helicoidal ou rotativo.

A coleta e armazenamento de amostras ambientais de solo é realizada segundo a norma ABNT 16434, com auxílio de liner que garanta a preservação de possíveis contaminantes líquidos e voláteis para análise futura.

No caso de amostras de água, os procedimentos seguem  as normas ABNT 15847 e  ABNT 16435, visando um maior controle e menor contaminação tanto das amostras como das características do solo e aquífero.

Como a Core Case pode te ajudar?

Nossa empresa possui como propósito fomentar a preservação do planeta e, para garantir este compromisso, estamos sempre investindo em inovações e tecnologias que favoreçam uma exploração sustentável e responsável!

Conheça mais sobre nossos produtos! Desenvolvemos diversos modelos de caixas para armazenamento de testemunhos de sondagens que são ambientalmente sustentáveis!

Possuímos atendimento especializado para empresas de mineração, empresas de sondagem, geotecnia, engenharia, meio ambiente e afins. Conte conosco!

Referências:

Rolar para cima