Tecnologias e segurança da informação no setor mineral - CORE CASE

Tecnologias e segurança da informação no setor mineral

Cotidianamente, dados advindos de estudos e projetos de exploração mineral estão sendo coletados, processados, armazenados e compartilhados em prol de um bom andamento dos trabalhos e o alcance de objetivos finais satisfatórios.

Garantir qualidade e confiabilidade a estes dados se faz essencial, evitando possíveis erros de interpretação e tomadas de decisões equivocadas.

Para isso, profissionais do segmento mineral contam com a contribuição de tecnologias e metodologias facilitadoras, que atuam de forma especializada no monitoramento, segurança e conferência de qualidade dos dados, em todas as fases do projeto de mineração.

A seguir abordaremos mais sobre este assunto, continue conosco!

Importância da confiabilidade dos dados em um projeto mineral

Um projeto de mineração é composto por várias etapas e em cada uma destas fases, os profissionais envolvidos devem se ater aos procedimentos utilizados para coleta e manuseio dos dados, evitando contaminações e/ou perdas prejudiciais ao projeto.

  • Na fase de pesquisa mineral, os dados obtidos e interpretados da área-alvo norteiam a análise de viabilidade do empreendimento, ressaltando a importância da confiabilidade de tais dados;
  • Por sua vez, na fase de tratamento do minério, a análise dos dados do empreendimento contribui para a definição e atendimento dos padrões de qualidade do produto final, sendo expostos nesta etapa a análises periódicas.

Boas práticas na mineração

É possível notar então, uma relação direta entre o controle de dados em um empreendimento mineral e sua respectiva contribuição para o monitoramento e sucesso da etapa ao qual está relacionado.

Sendo assim, uma atenção redobrada deve ser dada a alguns procedimentos realizados frequentemente, tais como:

  • Coleta de material: seja em pesquisa de campo ou em um empreendimento já em operação, a coleta de material deve ser realizada de modo a resguardar alguns cuidados:
  • evitar contaminações;
  • garantir a devida identificação;
  • armazenagem em local adequado;
  • evitar extravio.
  • O manuseio do material também deve ser realizado observando os riscos anteriormente citados, assegurando a integridade e segurança dos dados.

Dessa forma, as análises desenvolvidas a partir das amostras irão obter resultados confiáveis e realmente representativos do projeto, contribuindo com a construção de um planejamento estratégico que vise maximizar os ganhos finais.

QA/QC

O QA/QC, sigla em inglês que significa “quality assurance and quality control”, que em português significa “controle e garantia de qualidade”, é bastante aplicado no segmento mineral.

Basicamente, o QA/QC fornece orientações voltadas ao desenvolvimento de procedimentos, técnicas e ferramentas para os trabalhos de amostragem, banco de dados, ensaios de laboratórios e quaisquer estudos relacionados à exploração de recursos minerais e a prospecção mineral, enfatizando o controle de qualidade em todos os processos.

A popularidade da metodologia QA/QC entre os empreendimentos de mineração se faz, entre outros motivos, devido a sua contribuição para o alcance da qualidade, segurança e organização desejada pela empresa.

 

Auxílio das tecnologias na obtenção de dados confiáveis

As tecnologias, cada vez mais presentes no dia a dia de empreendimentos mineiros e projetos de exploração mineral, contribuem para  evolução de processos e otimização de resultados.

Para além disso, o emprego  de tecnologias favorece diretamente o controle  e a qualidade de processos, tal como a obtenção de dados, tendo em vista que, as tecnologias oportunizam um desenvolvimento dos trabalhos de modo mais automatizado e com uma sequência lógica a ser seguida, amenizando os riscos de ocorrência de erros e contratempos.

Para saber um pouco mais sobre o uso de tecnologias na mineração, recomendamos nosso outro texto, clique aqui para ler.

CoreTech

Recentemente desenvolvemos a CoreCase Tech, uma subdivisão da tecnologia Core Case, voltada diretamente para os segmentos de pesquisa geológica e sondagem.

Desenvolvemos um sistema inteligente e integrado capaz de eliminar totalmente a possibilidade de erros decorrentes do processo de aquisição e anotação dos dados que ocorrem desde a extração do testemunho de sondagem, passando pela descrição, amostragem e armazenamento final.

O sistema traz rastreabilidade, visibilidade e organização para todos os processos através de uma ferramenta mobile de coleta de dados e uma plataforma de gestão à vista que fornece informações, indicadores e dashboards para que as equipes de geologia e sondagem possam tomar decisões informadas baseadas em dados.

Sendo, portanto, a solução ideal para profissionais do segmento mineral que desejam estabelecer um ganho de tempo, qualidade e assertividade em seus projetos, por meio do auxílio de tecnologias direcionadas.

Saiba mais sobre o Core Case Tech clicando aqui!

Referências:

Rolar para cima