Sondagem aplicada a construção civil - CORE CASE

Sondagem aplicada a construção civil

Para realizar um empreendimento imobiliário, seja ele visando a própria moradia ou a construção de prédios comerciais, turísticos, dentre outros, é necessário que todas as etapas de estudo do solo sejam realizadas com o maior nível de excelência e cuidado possível, e um desses estudos é a sondagem.

A sondagem consiste em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno, sendo uma maneira muito eficiente e completa de conhecer as características do local em que a construção será realizada. 

Segundo Márcio Leão, geólogo e pós-doutor em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), “o objetivo de uma sondagem de solo é fornecer dados geotécnicos representativos das condições do terreno que sejam relevantes para o empreendimento considerado”.  

A partir dos métodos de sondagem utilizados na construção civil é possível captar informações como:

  • identificação das diferentes camadas do solo;
  • classificação de cada camada;
  • nível do lençol freático;
  • resistência das camadas.

Estes dados são cruciais no processo de tomada de decisões em relação ao projeto, viabilizando uma execução mais eficiente, precisa, segura e econômica, com informações a respeito do posicionamento da edificação no terreno e o melhor tipo de fundação, evitando uma série de patologias à obra (BELINCANTA,1985).

Tipos de Sondagem realizadas na Construção Civil

Sondagem à Trado

Manuais ou mecanizados, os mais comuns são a concha (ou cavadeira) e helicoidal.

Este tipo de sondagem consiste em uma escavação com pequeno diâmetro e profundidade reduzida, que tem o objetivo de coletar amostras deformadas para realizar ensaios laboratoriais, sendo possível determinar o perfil do solo investigado.

Nessa categoria, também podemos citar os Trados Manuais.

Esse método é geralmente mais simples do que as outras opções, rápido e econômicos, porém não são tão eficazes quanto a profundidade, pois penetra somente as camadas de solo acima do nível d’água e com baixa resistência. 

Outro método dentro dessa categoria é o Trado Mecânico

Método muito utilizado nos canteiros de obra pois é um processo limpo que não produz lama, é fácil de ser transportado e mobilizado dentro da obra, requer um número pequeno de operadores e é de execução relativamente rápida. 

A Sondagem a Trado é bastante utilizada em obras de saneamento e de estradas.

Sondagem à percussão SPT

Também chamada de sondagem SPT (Standard Penetration Test) é o processo mais utilizado para determinar o tipo de solo, a resistência e o nível de água. 

É um método de investigação de solo cujo avanço da perfuração é feito por meio de trado ou de lavagem, sendo utilizada a cravação de um amostrador para a medida de índices de resistência à penetração, obtenção de amostras, determinação do nível d’água e execução de vários ensaios in situ.

O número de golpes necessário para perfurar a rocha permite determinar a resistência do solo. 

A sondagem SPT é bastante utilizada em obras de engenharia.

Sondagem Rotativa

É a sondagem que apresenta o maior custo, porém é a sondagem com mais vantagens, uma vez que possibilita a análise de maiores profundidades e diversos outros tipos de solos a serem perfurados, além de ser de fácil transporte.

Consiste no uso de um conjunto motomecanizado destinado à perfuração de maciços rochosos e obtenção de amostras de materiais rochosos com formato cilíndrico, chamadas de testemunho. Pode também amostrar solos e outros materiais.

É um dos métodos mais utilizados para a qualificação de maciços rochosos.

Dados adquiridos a partir da Sondagem

Após apresentar os principais tipos, podemos dizer que as sondagens: 

  • Fornecem dados geotécnicos adequados para todos os aspectos de um projeto econômico, seguro e confiável de fundações, terraplenagens e obras temporárias, incluindo uma avaliação dos efeitos de quaisquer usos anteriores do local; 
  • Avalia os problemas associados à construção da obra decorrentes das condições subterrâneas, incluindo obras temporárias, escavações e drenagem; 
  • Considera as alterações na estabilidade, drenagem ou outros aspectos geotécnicos do terreno e de edifícios circundantes; 
  • Compara métodos alternativos de construção e os seus impactos no solo.

Percebe como a sondagem é uma prática essencial para a construção civil?

Realizar essa etapa em seu empreendimento traz segurança financeira, eficiência aos processos, reduz os riscos durante a obra, além de garantir segurança para aqueles que irão comprar/alugar/frequentar aquele ambiente depois de finalizado.

Conte com a Core Case em seus projetos.

Conheça as nossas soluções!


Referências

Core Case. https://corecase.com.br/en/core-case-blog/ 

Concrete Digital. https://digital.concreteshow.com.br/na-obra/sondagem-de-solo-para-construo-civil-dicas-e-informaes 

Alcance Engenharia. https://alcancejr.com.br/sondagem-de-solos/ 

Lajes Contim. https://www.lajescontim.com.br/construc-a-o/perguntar-o-que-e-sondagem-na-construcao-civil.html 

Revistas Braz Cubas. https://revistas.brazcubas.br/index.php/pesquisa/article/view/683/719 

Rolar para cima