Caixas de testemunho de sondagem feitas de madeira: 3 motivos para não utilizar - CORE CASE

Caixas de testemunho de sondagem feitas de madeira: 3 motivos para não utilizar

Nos últimos anos, o uso de madeira para transporte e armazenamento de testemunhos de sondagem passou a ser muito questionado, principalmente devido às leis ambientais e de segurança do trabalho estarem cada vez mais rígidas e após as boas práticas relacionadas ao QA/QC ficarem mais conhecidas e serem exigidas em auditorias no setor mineral.

Como já abordamos em nosso blog, a sondagem consiste na realização de furos no solo ou rocha e fornece informações valiosas sobre um depósito mineral.

Qualquer empreendimento, seja no setor de mineração, geotecnia, hidrogeologia, têm o dever de assegurar a qualidade e confiabilidade desses materiais. É a partir deles que são avaliadas diversas características geológicas a respeito de um projeto. 

O armazenamento correto desses materiais é exigido de acordo com a legislação mineral, e é um requisito fundamental para uma empresa se manter competitiva no mercado.

Dito isso, vamos listar alguns pontos que podem fazer você avaliar o uso das caixas feitas de madeira para armazenamento de testemunho de sondagem. Confira!

Procedência da matéria-prima

Avaliar a procedência do material/produto utilizado em sua empresa é muito importante, e com a madeira não pode ser diferente.

Madeiras nativas de origem legal provêm do corte autorizado pelo órgão ambiental competente e possuem documento de licença de transporte e armazenamento.

Você já certificou se a madeira utilizada nas caixas de testemunho que você utiliza em seu projeto é de fato legalizada?

Durabilidade

Um tópico muito importante a ser considerado ao adquirir um produto é a vida útil do material. 

E aqui não destacamos esse tópico somente pelos gastos financeiros, mas também devido ao descarte excessivo de materiais que não podemos reutilizar, o que prejudica diretamente o meio ambiente. 

As caixas de madeira não são muito eficientes em contato com insetos e quando são submetidas ao sol e intempéries climáticas, o que pode levar a elevada rotatividade de produtos, descarte inadequado e altos custos com o armazenamento dos testemunhos de sondagem. 

Ergonomia e segurança do trabalho

Caixas feitas de madeira normalmente são muito pesadas. Ao seu peso original ainda devemos somar o peso dos testemunhos que serão armazenados em seu interior, o que pode prejudicar a saúde e segurança dos colaboradores que lidam com estes materiais. 

As normas relacionadas à ergonomia foram criadas para que os colaboradores sejam submetidos à menos riscos no ambiente de trabalho e tenham conforto para executar suas atividades.

Além disso, devemos destacar que alguns animais perigosos como cobras, aranhas e escorpiões podem “se esconder” na madeira, proporcionando grande risco à equipe. 

 

No conteúdo “Testemunho de sondagem: Caixas de madeira vs. caixas de plástico” você pode consultar mais algumas informações sobre este tema. 

Prezar pela saúde e segurança dos funcionários, redução de custos e legalidade do seu empreendimento pode ser a chave para desenvolver uma empresa séria e consolidada no mercado.

Onde tem mineração de qualidade, nós estamos presentes! Saiba mais sobre nossas soluções.

Rolar para cima